Rua Batuira, 400 - B. Assunção

São Bernardo do Campo/SP

Rua Machado Bittencourt, 86

Metrô Santa Cruz - São Paulo/SP

(11) 5573-3402
(11) 4344-2222
MATRIZ - SBC/SP
AMBULATÓRIO SP
(11) 95062-5600
WHATSAPP

Para informações diversas

Segunda à Sexta das 09h às 16h.

Instituição    Núcleo Terapêutico

Equipe Médica

Médicos Plantonistas - Realiza avaliação psiquiátrica para deferir ou não a internação dos pacientes e sua locação hospitalar. Dá suporte hospitalar as internações 24 horas.

Médico Intensivista - Atende pacientes na unidade intensiva para ajuste medicamentoso e transferência dos pacientes para as enfermarias.

Clínico Geral - Atende pacientes psiquiátricos para minimizar comorbidades clínicas e/ou orgânicas.

Médicos Assistentes - Atende os pacientes psiquiátricos internados e transferidos para as enfermarias (feminina/masculina) para dar continuidade até o final do tratamento a estes, revisão diagnóstica, continuidade ao ajuste de medicamentos e condutas. Atende o paciente em parceria a um psicólogo.

Grupo Psicoeducativo - Serviço Social

Atendimento em grupo aos pacientes na reintegração e unidade Mesmer, com foco psicoeducativo para discutir os direitos dos portadores de transtornos mentais e explicar sobre os benefícios previdenciários com o objetivo de favorecer uma maior participação destes nas decisões da sociedade e, consequentemente, maior autonomia.

Participação no Programa de Família para esclarecimentos das demandas sociais e realização de grupo de alta, semanal, com os familiares dos pacientes com objetivo de esclarecer sobre os encaminhamentos no pós alta e demandas relativas à reinserção social do paciente.

Atendimento Psicológico Individual

Atendimento individual pela psicologia é realizado aos pacientes internados. No início da internação, para análise inicial, acolhimento, avaliação do estado psicológico e psicopatológico atual.

No decorrer do tratamento, conforme demanda do paciente e sua evolução, os atendimentos têm a finalidade de sensibilizar o paciente quanto a adesão ao tratamento, avaliar o estado psíquico do paciente, auxiliar na hipótese diagnóstica e seu prognóstico.

Atendimento individual aos familiares acontece de acordo com a demanda familiar e da necessidade da equipe de informações sobre o paciente, além de intervenções psicoeducativas.

 

Atendimento Psicológico em Grupo

Grupos realizados com os pacientes da enfermaria, reintegração e Unidade Mesmer. Por meio de dinâmicas que têm o objetivo de trabalhar e sensibilizá-los sobre:

  • Adesão ao tratamento;
     

  • Efeitos colaterais das medicações;
     

  • Importância da participação da família;
     

  • Importância de uma vida saudável para auxiliar o tratamento;
     

  • Enfrentar o estigma e combatê-los;
     

  • Habilidades sociais, interação com o meio e comunicação com as outras pessoas nas mais diversas situações.