Rua Batuira, 400 - B. Assunção

São Bernardo do Campo/SP

Rua Machado Bittencourt, 86

Metrô Santa Cruz - São Paulo/SP

(11) 5573-3402
(11) 4344-2222
MATRIZ - SBC/SP
AMBULATÓRIO SP
(11) 95062-5600
WHATSAPP

Para informações diversas

Segunda à Sexta das 09h às 16h.

Ambulatórios

Unidade SBC (Matriz)

Saúde Mental

Saúde mental é condição básica para viver com qualidade onde prevenção e acompanhamento são fundamentais. Assim, apresentamos nossos serviços ambulatoriais sem limite de idade, oferecendo atendimento global com equipe multidisciplinar especializada.

 

Serviços em atendimento ambulatorial:

  • Consultas Eletivas – Adulto e Infantil - Avaliação e acompanhamento são realizados por psiquiatras, com enfoque psicofarmacológico (indicação de medicação). No caso da avaliação infantil é realizada por psiquiatras com especialização, para diagnóstico inicial e orientação quanto ao tratamento adequado. Esses procedimentos são realizados por meio de agendamento;
     

  • Programa de Aconselhamento Familiar - Específico a famílias que buscam encaminhar para tratamento, pessoas que apresentam indícios de transtornos mentais. O atendimento é desenvolvido por profissionais capacitados em processos de intervenção orientada, com o objetivo de levar o  tratamento adequado ao possível paciente;
     

  • Psicoterapias:

    Adolescente - Intervenção terapêutica para jovens em fase pré-adolescente e adolescente que apresentam crises com relação à identidade, conflitos na escolha profissional, intrafamiliares, dificuldade de relacionamento e rendimento escolar. Enfocam também a vulnerabilidade quanto ao uso de álcool e/ou outras drogas.

    Breve - Intervenção terapêutica focalizada na elaboração de transtornos emocionais ou mentais específicos, devido a eventos traumatizantes que causam desequilíbrio ou desconforto à pessoa como traumas emocionais/mental devido a assaltos, agressões, sequestros, homicídios com ocorrência de síndrome de reação pós-traumática. Esta modalidade de tratamento possui período pré-determinado de duração. Pode ser individual ou grupal.
     

    Infantil - Psicoterapia dirigida a crianças visando a identificação e tratamento de problemas vivenciados e relacionados a conflitos de ordem emocional (dificuldades de aprendizagem, transtornos alimentares, agressividade, hiperatividade etc).

    Individual – Psicoterapia voltada a auxiliar o ser humano a encontrar o seu equilíbrio emocional, identificando e abordando seus pontos de bloqueios e angústias. Destinados a pessoas que buscam autoconhecimento e bem estar físico, mental, emocional e espiritual.

    Grupo - A psicoterapia de grupo é destinada a pessoas portadoras de transtornos mentais e/ou emocionais. Tem como objetivo conscientizar sobre sua própria patologia, como manejá-la e motivar ao uso adequado da medicação.

    Familiar - Tem como objetivo trabalhar vínculos disfuncionais dentro da relação familiar, ajudar o grupo a identificar e elaborar projeções distorcidas, promover o desenvolvimento da rede de comunicação intrafamiliar e orientar para o desenvolvimento de relações flexíveis e saudáveis.

    Casal - Atendimento ao casal abordando as disfuncionalidades de ordem conjugal em vários níveis (relacionamento sexual,  intrafamiliar etc). Foca no auxílio da reorganização dos vínculos/papéis, retomando o compartilhar.
     
  • Avaliação Neuropsicológica;
     

  • Tratamento Ambulatorial em Dependência Química;
     

  • Tratamento para Codependente;
     

  • Psicoterapia Especializada;
     

  • Programa de Aconselhamento Empresarial.
     

  • Programa de Aconselhamento Familiar.

     

 



​​

Unidade SP

O atendimento ambulatorial é indicado para dependentes químicos em fase inicial ou intermediária da síndrome. Neste período o dependente pode se tratar sem ser necessário abandonar o convívio familiar e nem afastar-se das tarefas do dia a dia.

Para isso o dependente passa por uma avaliação inicial com profissionais especializados, a fim de identificar o perfil do paciente e a necessidade do tratamento ambulatorial ou a internação.

 

Tratamento Ambulatorial de Dependência Química (TADQ) – Requisitos básicos para ingresso nesta modalidade de tratamento são as condições físicas e emocionais de manter-se em abstinência de substâncias psicoativas, segundo critérios médicos e equipe multidisciplinar. O tratamento é realizado através do aprendizado sobre a natureza básica da dependência química, psicoterapia de grupo, desenvolvimento da autoestima, dentro de um programa individual e personalizado.

 

Pós Tratamento (Etapa de Manutenção) - Atividade específica para dependentes químicos que concluíram o tratamento ambulatorial (TADQ) e que necessitam melhorias na qualidade de vida. Tem como objetivo manter a abstinência de substâncias psicoativas, alavancar condições de sobriedade e desenvolver estilo de vida saudável.

 

Tratamento para Codependente - Indicado para  pessoas cuja vida tenha ficado fora de controle por viver uma relação doentia com um dependente químico ativo ou não. Esta pessoa geralmente apresenta problemas de ordem física e emocional, como dores físicas inespecíficas, problemas psicossomáticos associados a desânimo e tristeza constantes, dificuldade de lidar com limites,  baixa estima, entre outros. O tratamento tem como objetivo ajudar o codependente a identificar a natureza básica de seus problemas, levando-o a separar-se da crise do dependente, promovendo a motivação para crescimento pessoal e desenvolvimento da autoestima, inserindo-o em um processo de recuperação contínua.

 

Psicoterapia Especializada - Realizada por profissionais credenciados em psicologia e especializados dentro do campo da dependência química. Indicada para dependentes químicos  e que tenham superado a negação da doença, estejam abstinentes de substâncias psicoativas e vivenciando dificuldades específicas relacionadas a eventos traumáticos na sua história passada (abuso emocional / sexual na infância, conflitos quanto à identificação sexual, entre outros) e que requeiram ajuda especializada para elaborar estas dificuldades sem interferir no programa de recuperação da dependência química.

Dependência Química