Dependência Química Internação
A internação é prestada aos portadores de transtorno por uso de substancias em crise, tendo como finalidade a desintoxicação e tratamento da síndrome da abstinência, através de conscientização da doença; rompimento dos bloqueios afetivos e reformulação de valores éticos-morais.
PÚBLICO ALVO
Pacientes adultos usuários acima de 18 anos, com diagnóstico de transtorno por uso de substancias psicoativas e outras comorbidades.
EQUIPE
A equipe multidisciplinar é constituída por profissionais experientes, treinados e comprometidos: Coordenadora, Médicos Psiquiatra e Clínico Geral, Psicólogas, Terapeutas, Assistente Social, Equipe de Enfermagem, Farmacêutica, Nutricionista, Monitor de Ala e Educador Físico. As abordagens são realizadas com embasamento nas evidências clínicas atuais, o que propicia um ambiente humanizado.
ATIVIDADES TERAPÊUTICAS
Nossa proposta de tratamento é realizada através do processo de aprendizagem sobre a natureza básica da dependência química, utilizando-se de processos terapêuticos diversos, com o objetivo de auxiliar o paciente em um programa individual e personalizado. Tais atividades dirigidas contemplam questões terapêuticas pedagógicas e médicas como: Consulta médica, Atendimento psicoterapêutico, Psicoterapia de grupo, Palestras psicoeducativas, Programa de orientação familiar e Tratamento ambulatorial pós-internação.
TRATAMENTO
Nosso programa terapêutico tem a finalidade de reduzir as barreiras que dificultam a recuperação da dependência química, em uma estrutura adequada e adaptada, tendo como objetivo tratar tanto física como emocionalmente, garantindo uma maior eficácia no tratamento.
Para que tenhamos um tratamento bem-sucedido, os pacientes passarão por um processo de desintoxicação, propiciando o entendimento da sua realidade interior, resgate da autoestima, para assim se readequar na sociedade. Desta forma, encontrará a motivação necessária para se abster totalmente do consumo de álcool e drogas.
O tratamento possui adaptações específicas quanto ao espaço físico, bem como um projeto terapêutico para mulheres dependentes, abordando aspectos biopsicossociais particulares ao universo feminino. A proposta para este grupo é de desenvolver a promoção da abstinência, com a conscientização do papel da mulher na sua reinserção social.
PROGRAMA DE FAMÍLIA
Dentre os diferencias da nossa proposta terapêutica, destaca-se a inserção dos familiares e/ou cuidadores no tratamento, condição priorizada através do Programa de Família que tem como princípio o equilíbrio biopsicossocial.
Objetivos:
● - proporcionar semanalmente palestras psicoeducativas e orientações prestadas por médicos, psicólogos, enfermeiros e assistente social aos familiares e/ou cuidadores, sobre os aspectos da doença e adesão do paciente ao tratamento;
● - visita dos familiares e/ou cuidadores aos pacientes, acompanhada pela equipe multidisciplinar.