Rua Batuira, 400 - B. Assunção

São Bernardo do Campo/SP

Rua Machado Bittencourt, 86

Metrô Santa Cruz - São Paulo/SP

(11) 5573-3402
(11) 4344-2222
MATRIZ - SBC/SP
AMBULATÓRIO SP
(11) 95062-5600
WHATSAPP

Para informações diversas

Segunda à Sexta das 09h às 16h.

Please reload

Posts Recentes

Setembro Amarelo: Guia de prevenção ao suicídio.

September 2, 2019

1/8
Please reload

Posts Em Destaque

Curso de Atualização em Dependência Química.

June 12, 2019

 

 

Estão abertas as inscrições para o Curso de atualização profissional em Dependência Química - Diagnóstico, Intervenção, Tratamento Multiprofissional e Prevenção. Os alarmantes números de internações, acidentes de trabalho, afastamentos, queda de produtividade e comprometimento das relações sociais de profissionais causados por episódios diretamente relacionados à dependência química demandam um importante aprimoramento das capacidades em lidar com a doença no ambiente de trabalho.

 

Nos dias 14 e 21 de Setembro, a equipe técnica do Centro de Tratamento Bezerra de Menezes, Instituição que é uma das principais referências no tratamento da dependência química em todo o país, receberá interessados para uma imersão dentro do tema aprofundando-se em todas as áreas, desde a percepção de sinais da doença até a implementação de uma cultura de prevenção.

 

Estudantes, profissionais da saúde, profissionais de RH e serviço social se beneficiarão com este conteúdo. 

 

--

 

Data: 14 e 21/09/2019

 

Público Alvo: Profissionais e estudantes da área da saúde, serviço social e RH.

 

Investimento: R$300,00 para profissionais da área e R$200,00 para estudantes - No valor já estão inclusos o almoço e o estacionamento durante os dois dias de curso.

 

Você pode adquirir o seu ingresso clicando aqui.

 

Horário: 08:00 às 18:00

 

Local: Centro de Tratamento Bezerra de Menezes - Rua Batuíra, 400 - B. Assunção - São Bernardo do Campo/SP

 

---

 

PALESTRANTES

 

 

Profa. Me. ISABEL CRISTINA CÉSPEDES

Profa. Associada da Disciplina de Genética da Escola Paulista de Medicina - UNIFESP. Pesquisadora pelo Programa de Pós-Graduação em Biologia Estrutural e Funcional. Estuda os fatores de vulnerabilidade à dependência química, com foco na associação entre os aspectos genéticos e psicossociais envolvidos neste processo.

 

DR. PEDRO SHIOZAWA

Médico formado pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (FCMSCSP), possui residência médica em psiquiatria pelo Centro de Atenção Integrada à Saúde Mental (CAISM) da Irmandade da Santa Casa de São Paulo. Possui doutorado em Psiquiatria pela FCMSCSP e especialização em Pesquisa Clínica Aplicada pela Harvard Medical School. Membro da Behavioral and Brain Science Society (Cambridge). Atualmente é Professor do Departamento de Psiquiatria da FCMSCSP e Psiquiatra assistente do CTBM.

 

Me. FLAVIA SEREBRENIC

Graduação em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC), mestrado em Aspectos Clínicos e públicos da Dependência pela Universidade de Londres e doutorado em Psiquiatria e Psicologia Médica pela Universidade Federal de São Paulo. Coordenou o ambulatório de maconha da Uniad-Unifesp. Pesquisadora colaboradora no GREA do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas de São Paulo, desenvolvendo projeto de pesquisa sobre aplicativo de celular para tratar dependentes químicos. Atua em consultório

 

Me. NEIDE ZANELATTO

Psicóloga clínica, especialista em dependência química e mestre em psicologia da saúde.

 

CARMEM RITA PRADO

Formação em Serviço Social pela OSEC, Especialização em Dependência Química e Codependência pela Hazelden Rehabilitation Center; Membro da Comissão Organizadora do II Fórum Nacional Antidrogas/Brasília; Consultora em Dependência Química no ambulatório de Dependência Química do Centro de Tratamento Bezerra de Menezes.

 

CLAUDIO AUGUSTO ROSA LOPES

Engenheiro (FEI-1977), Especialização em Administração Hospitalar (IPH-2004) e Especialização em Dependência Química (UNIFESP-2008). Diretor Presidente do Centro de Tratamento Bezerra de Menezes e Dirigente do Grupo Fraternal Bezerra de Menezes.

 

MARIA APARECIDA RANIERI

Enfermeira especialista em dependência química, Mestrando em enfermagem psiquiátrica e Coordenadora de enfermagem no CTBM.

 

IRACI CAETANO

Assistente Social e Psicoterapeuta de Grupos em Instituições pela PUC-Campinas; Especialista em Dependência Química pelo GREA/USP - Faculdade de Medicina e Coordenadora Técnica de Ambulatório de Dependência Química em Campinas.

 

ROSELI TORRES MARQUES

Psicóloga pela FMU; Pós-Graduada em Dependência Química pela UNIFESP; Especialista em Psicologia Clínica e Hospitalar pelo CFP; Mediadora e Conciliadora pelo IASP. Atualmente, atua como Coordenadora do Departamento de Dependência Química do Centro de Tratamento Bezerra de Menezes; atuou como Responsável Técnica do Hospital Lacan; participou do Programa de Atendimento Integral ao Adolescente do Ambulatório do HC- Secretária da Saúde do Estado de São Paulo.

 

SILVIA TAVARES CABRAL

Psicóloga pela Universidade Metodista de São Paulo, Neuropsicóloga pela Faculdade de Medicina ABC, Especialista em Dependência Química – GREA do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas de São Paulo, Especialista em Terapia Cognitiva Comportamental e Terapia de Esquema pela Wainer Psicologia Cognitiva – Porto Alegre, RS.

 

ADRIANO ROBERTO ESTEVES

Psicólogo - Especialista em Psicossomática – Especialista em Transtornos e Patologias Psíquicas. Psicopatologia e Psicofarmacologia -Extensão em Sistema para detecção do Uso abusivo e dependências Psicoativas - Psicólogo Clínico no ambulatório do Centro de Tratamento Bezerra de Menezes.

 

Dra. ANGÉLICA

Psiquiatra

 

MAURO AP. MESSIAS

Formação em Administração, Diretor comercial. Dependente químico em recuperação há 12 anos, membro do Alcoólicos Anônimos e voluntário no CTBM.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

PROGRAMAÇÃO

 

MODULO – I (14/09/19)

 

Epidemiologia do Uso de Substâncias Psicoativas no Brasil – dados atuais;
Dependência do Uso de Substâncias Psicoativas – Conceito e Diagnóstico;

- Dr. PEDRO SHIOZAWA

 

Fatores de riscos para a Dependência;
- Profa. Dra.  ISABEL CRISTINA CÉSPEDES

 

 

Dependência Química nas empresas;

- IRACI CAETANO
 

Prevalência de Comorbidades Associada a Dependência Química;

- Dra. ANGÉLICA

As perdas Neurocognitivas na Dependência Química;

- SILVIA TAVARES

Família e Dependência Química – Codependência.

- ADRIANO ESTEVES

 

 

 

MODÚLO – II (21/09/19)

 

Abordagem Multidisciplinar no Tratamento da Dependência Química;

- APARECIDA RANIERI

 

Modelos de Tratamento;

- IRACI CAETANO

 

Entrevista Motivacional (mobilizando o indivíduo para promover mudanças);
- Me. FLÁVIA SEREBRENIC

Abordagem da Terapia Cognitiva Comportamental no tratamento;

- Prof. Me. NEIDE ZANELATTO
 

Espiritualidade e Recuperação;

- CLAUDIO LOPES
 

Reinserção Social;
- CARMEM RITA
 

Grupos de Anônimos (AA/NA);

- MAURO MESSIAS
 

Estratégia de Prevenção aplicada a Dependência Química.

- ROSELI TORRES

 

Please reload

Siga