top of page

SUICÍDIO: Falar é preciso!


Embora pouco se fale a respeito, o suicídio é mais comum do que se imagina em todo o mundo. No Brasil, é um problema que já se tornou de saúde pública com o registro de aproximadamente 9 mil suicídios por ano ou uma morte a cada hora. É importante saber que esses números têm aumentado significativamente, principalmente entre população jovem. Sendo a 3ª causa morte com idade entre 15 e 29 anos, sabendo que os transtornos psiquiátricos estão associados em quase 100% dos casos, mas não é o suficiente para o comportamento suicida.

O problema do suicídio é normalmente associado a fatores de doenças físicas, tais como câncer, epilepsia e AIDS ou fatores de doenças mentais como depressão, esquizofrenia, abuso de drogas e álcool, além das chamadas questões interpessoais, tais como violência sexual, abusos, violência doméstica e bullying. Além disso, uma pessoa que já tentou cometer o suicídio anteriormente tem maior risco de cometê-lo.

É possível prevenir quando falamos sobre o assunto, suicídio é uma questão de atenção, de cuidado com as pessoas e pode ser evitado em mais de 90% dos casos.

Cada suicídio ou tentativa provoca uma devastação emocional entre parentes e amigos, causando um impacto que pode perdurar por muitos anos.

O suicídio é algo que, em geral não pode ser previsto, mas existem alguns sinais indicadores de risco, e eles são: - Alterações significativas na personalidade ou nos hábitos; - Mudança no padrão usual de sono; - Descuido com a aparência; - Disforia (combinação de tristeza, irritabilidade e acessos de raiva); - Comentários autodepreciativos recorrentes ou negativos e desesperançosos em relação ao futuro; - Ideias de suicídio abertamente faladas; - Tentativa anterior ou fantasias de suicídio, - Preparação de um testamento ou doação de pertences que valorizava; - Comentários sobre morte, sobre pessoas que morreram e interesse pelo assunto; - Afastamento da família e de amigos; - Luto pela perda de alguém próximo; - História de suicídio na família; - Perda de interesse por atividades de que gostava.

Pessoas que apresentem tais indicadores devem ser observadas mais atentamente. Entretanto não se pode ter certeza alguma a respeito, pois a ideia de morrer pode mudar na mente da pessoa, de um momento para outro.

Quando alguém estiver pensando em cometer suicídio é importante comunicar essa ideia para que outros possam ajudá-lo, pois quem está se sentindo tão mal a ponto de pensar que a morte é sua única saída, com certeza precisará de ajuda para sair dessa.

É muito importante buscar ajuda junto a profissionais especializados.

De acordo com a OMS, é possível prevenir 90% dos casos se houver condições de oferecer ajuda. E, diferentemente do que apregoa o senso comum, discutir o problema é uma boa estratégia para combatê-lo.

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page