top of page

Dependência Química: Sinais e Sintomas


O uso e abuso de álcool e drogas são questões sérias que não devem ser ignoradas ou minimizadas, que se não forem tratados podem se transformar em dependência de drogas ou alcoolismo. É importante reconhecer precocemente os sinais e sintomas do abuso, principalmente se você está preocupado com seu próprio uso, ou de um amigo ou membro da família. Aqui estão alguns dos sinais de alerta para se ficar atento sobre transtornos relacionados ao uso de álcool:

- Apagamentos temporários ou perda de memória; - Argumentos ou lutas recorrentes com membros da família ou amigos, bem como irritabilidade, depressão ou alterações repentinas de humor; - O uso contínuo do álcool para relaxar, animar, dormir, lidar com problemas ou sentir-se "normal"; - Dor de cabeça, ansiedade, insônia, náusea ou outros sintomas desagradáveis ​​quando passa um período sem beber; - Manchas na pele e cabelos quebradiços, voz rouca, mãos trêmulas, sangue ou fezes pretas / alcatroadas ou vômitos de sangue e diarréia crônica; - Beber sozinho, de manhã ou em segredo. Estes sinais de dependência incluem os seguintes sintomas:

- Perda de controle: beber ou se drogar mais do que quer, por mais tempo do que pretende, apesar de dizer a si mesmo que não iria fazê-lo desta vez. - Desprezar outras atividades: Gastar menos tempo em atividades que costumavam ser importantes (sair com a família e amigos, exercitar, buscar hobbies ou outros interesses) por causa do uso de álcool ou drogas; - Queda no comparecimento e no desempenho no trabalho ou na escola; - Mais propensos a correr riscos sérios para obter a droga de escolha; - Problemas de Relacionamento: Pessoas que lutam com o vício são conhecidas por agir contra aqueles mais próximos a eles, particularmente se alguém está tentando resolver seus problemas de substância; - Queixas constantes de colegas de trabalho, supervisores, professores ou colegas de classe; - Sair escondido e manter uma rotina obscura ou secreta; - Lesões inexplicadas ou acidentes estranhos; - Mudança na aparência: Alterações graves ou deterioração na higiene ou aparência física - falta de banho, aparência desleixada e roupas sujas; - Histórico familiar de dependência que pode aumentar dramaticamente a predisposição para o abuso de substâncias; - Alta tolerância desenvolvida ao longo do tempo: o corpo de uma pessoa se adapta a uma substância ao ponto de precisar de mais e mais dela para ter a mesma reação. - Abstinência: Como o efeito do álcool ou drogas a pessoa pode experimentar sintomas como: ansiedade, tremores, sudorese, náuseas, vômitos, insônia, depressão, irritabilidade, fadiga, perda de apetite e dores de cabeça; - Uso contínuo apesar das conseqüências negativas: Mesmo que esteja causando problemas (no trabalho, nos relacionamentos, para a saúde), a pessoa continua bebendo e drogando. O Centro de Tratamento Bezerra de Menezes é referência e está pronto para tratar uma pessoa com problemas de dependência química e auxiliar a família em sua reestruturação e superação do problema. Clique aqui para mais informações. Fonte: https://www.ncadd.org

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page