Rua Batuira, 400 - B. Assunção

São Bernardo do Campo/SP

Rua Machado Bittencourt, 86

Metrô Santa Cruz - São Paulo/SP

(11) 5573-3402
(11) 4344-2222
MATRIZ - SBC/SP
AMBULATÓRIO SP
(11) 95062-5600
WHATSAPP

Para informações diversas

Segunda à Sexta das 09h às 16h.

Dependência Química   Internação

A internação é prestada aos portadores de transtorno por uso de substancias em crise, tendo como finalidade a desintoxicação e tratamento da síndrome da abstinência, através de conscientização da doença; rompimento dos bloqueios afetivos e reformulação de valores éticos-morais.

 

PÚBLICO ALVO

Pacientes adultos usuários acima de 18 anos, com diagnóstico de transtorno por uso de substancias psicoativas e outras comorbidades.

EQUIPE

 

A equipe multidisciplinar é constituída por profissionais experientes, treinados e comprometidos: Coordenadora, Médicos Psiquiatra e Clínico Geral, Psicólogas, Terapeutas, Assistente Social, Equipe de Enfermagem, Farmacêutica, Nutricionista, Monitor de Ala e Educador Físico. As abordagens são realizadas com embasamento nas evidências clínicas atuais, o que propicia um ambiente humanizado.

ATIVIDADES TERAPÊUTICAS

 

Nossa proposta de tratamento é realizada através do processo de aprendizagem sobre a natureza básica da dependência química, utilizando-se de processos terapêuticos diversos, com o objetivo de auxiliar o paciente em um programa individual e personalizado. Tais atividades dirigidas contemplam questões terapêuticas pedagógicas e médicas como: Consulta médica, Atendimento psicoterapêutico, Psicoterapia de grupo, Palestras psicoeducativas, Programa de orientação familiar e Tratamento ambulatorial pós-internação.

 
TRATAMENTO

 

Nosso programa terapêutico tem a finalidade de reduzir as barreiras que dificultam a recuperação da dependência química, em uma estrutura adequada e adaptada, tendo como objetivo tratar tanto física como emocionalmente, garantindo uma maior eficácia no tratamento.

 

Para que tenhamos um tratamento bem-sucedido, os pacientes passarão por um processo de desintoxicação, propiciando o entendimento da sua realidade interior, resgate da autoestima, para assim se readequar na sociedade. Desta forma, encontrará a motivação necessária para se abster totalmente do consumo de álcool e drogas.

 

O tratamento possui adaptações específicas quanto ao espaço físico, bem como um projeto terapêutico para mulheres dependentes, abordando aspectos biopsicossociais particulares ao universo feminino. A proposta para este grupo é de desenvolver a promoção da abstinência, com a conscientização do papel da mulher na sua reinserção social.

 

PROGRAMA DE FAMÍLIA

 

Dentre os diferencias da nossa proposta terapêutica, destaca-se a inserção dos familiares e/ou cuidadores no tratamento, condição priorizada através do Programa de Família que tem como princípio o equilíbrio biopsicossocial.

 

Objetivos:

 

● - proporcionar semanalmente palestras psicoeducativas e orientações prestadas por médicos, psicólogos, enfermeiros e assistente social aos familiares e/ou cuidadores, sobre os aspectos da doença e adesão do paciente ao tratamento;

 

● - visita dos familiares e/ou cuidadores aos pacientes, acompanhada pela equipe multidisciplinar.